A experiência de aprendizagem à distância do aluno

Muitos fatores diferentes contribuem para a experiência de aprendizagem do aluno. Eles
variam de acordo com as circunstâncias individuais de cada aluno, incluindo: seu estilo de
aprendizagem; situação pessoal; Habilidades, confiança e atitude em TIC ( Webster e Hackley,
1997 ) e familiaridade ( Mason e Bacsich, 1998 ); conhecimento básico do
assunto; motivação; eficácia do ensino; comunicação com funcionários e entre alunos; hora de
estudar; acesso a suporte de TIC; e encontros de trabalho em grupo ( Alexander, 2001 ). Uma
boa experiência de aprendizagem, segundo Eastmond e Ziegahn (1995, p.59) é aquele em que
um aluno pode, ‘… dominar novos conhecimentos e habilidades, examinar criticamente
suposições e crenças e se envolver em uma busca estimulante e colaborativa por sabedoria e
desenvolvimento pessoal holístico’.

Melhor ead em tres lagoas
Entender como o aluno aprende é fundamental para entender como os cursos a distância
devem ser ministrados. Weller (2002) afirma que o construtivismo é provavelmente a principal
abordagem pedagógica usada na concepção de cursos online. Esta abordagem é baseada na
construção ativa do próprio conhecimento pelos alunos, com base na experiência
pessoal. Uma abordagem de ensino ‘baseada em recursos’ requer que os alunos consultem e
se envolvam com uma ampla gama de materiais e fontes independentemente do tutor.